top of page
olotcrucantiomi

Dockerhub: conheça o site que oferece serviços e recursos para o Docker



O que é o Docker Hub e por que você deve usá-lo




Se você é um desenvolvedor, um fornecedor de software ou um projeto de código aberto, provavelmente já ouviu falar ou usou o Docker, a plataforma líder para criar e executar aplicativos usando contêineres. Mas você sabe o que é Docker Hub e como ele pode te ajudar com suas aplicações containerizadas? Neste artigo, explicaremos o que é o Docker Hub, como usá-lo e como publicar seu aplicativo nele.


O que é Docker Hub




Uma breve introdução ao Docker Hub e seus recursos




O Docker Hub é a maior biblioteca e comunidade do mundo para imagens de contêineres. Ele permite que você crie, gerencie e entregue os aplicativos de contêiner de sua equipe. Ele também permite navegar por mais de 100.000 imagens de contêineres de fornecedores de software, projetos de código aberto e da comunidade. Você pode encontrar imagens oficiais de projetos populares como Ubuntu, Python, PostgreSQL, MySQL e muitos mais. Você também pode descobrir aplicativos e plug-ins novos e inovadores de outros desenvolvedores e editores.




dockerhub




Os benefícios de usar o Docker Hub para imagens de contêiner




Usar o Docker Hub para suas imagens de contêiner tem muitas vantagens. Aqui estão alguns deles:


  • Você pode acessar e compartilhar facilmente suas imagens com sua equipe ou com o mundo.



  • Você pode automatizar seu desenvolvimento para o pipeline de produção usando compilações automatizadas e webhooks.



  • Você pode colaborar e construir com sua equipe usando recursos de gerenciamento de usuários e controle de acesso.



  • Você pode economizar tempo e recursos reutilizando imagens existentes ou construindo sobre elas.



  • Você pode garantir qualidade e segurança usando imagens verificadas de fontes confiáveis.



Como usar o Docker Hub




Como criar uma conta e um repositório no Docker Hub




Para começar a usar o Docker Hub, primeiro você precisa criar uma conta. Você pode se inscrever gratuitamente no [Docker Hub](^1^). Você precisará de um nome de usuário, um endereço de e-mail e uma senha. Você também pode optar por receber atualizações e anúncios ocasionais de produtos.Depois de criar sua conta, você pode fazer login em seu painel, onde pode ver seu perfil, repositórios, organizações, equipes, cobrança, configurações e muito mais.


Para criar um repositório no Docker Hub, você precisa clicar no botão "Criar repositório" em seu painel. Você precisará fornecer um nome e uma descrição para seu repositório. Você também pode escolher se deseja torná-lo público ou privado. Um repositório público é visível para qualquer pessoa no Docker Hub, enquanto um repositório privado só pode ser acessado por você ou pelos usuários que você convidar. Você também pode habilitar compilações automatizadas para seu repositório se quiser vinculá-lo a um repositório de código-fonte como GitHub ou Bitbucket.


Como enviar e extrair imagens do Docker Hub




Para enviar uma imagem de sua máquina local para seu repositório no Docker Hub, você precisa usar o comando docker push. Por exemplo, se você tiver uma imagem chamada myapp com uma tag v1.0 em sua máquina e quiser enviá-la para seu repositório chamado myrepo no Docker Hub, será necessário executar o seguinte comando:


docker push myrepo/myapp:v1.0


Observação Observe que você precisa fazer login no Docker Hub primeiro usando o comando docker login. Você também precisa usar o mesmo nome de usuário da sua conta do Docker Hub no nome da imagem.


Para extrair uma imagem de seu repositório no Docker Hub para sua máquina local, você precisa usar o comando docker pull. Por exemplo, se você quiser puxar a mesma imagem acima, você precisa executar o seguinte comando:


docker pull myrepo/myapp:v1.0


Você também pode omitir a tag se quiser extrair a versão mais recente da imagem.


Como colaborar e construir com sua equipe no Docker Hub




Se quiser colaborar e construir com sua equipe no Docker Hub, você pode criar uma organização e convidar os membros de sua equipe para participar. Uma organização é um grupo de usuários que podem compartilhar e gerenciar repositórios juntos. Você pode criar uma organização clicando no botão "Criar organização" em seu painel.Você precisará fornecer um nome e uma descrição para sua organização. Você também pode escolher se deseja torná-lo público ou privado. Uma organização pública é visível para qualquer pessoa no Docker Hub, enquanto uma organização privada só pode ser acessada por seus membros.


Depois de criar sua organização, você pode adicionar repositórios a ela clicando no botão "Criar repositório" na página da sua organização. Você também pode transferir repositórios existentes de sua conta pessoal para sua organização clicando no botão "Configurações" na página do repositório e escolhendo a opção "Transferir propriedade". Você também pode adicionar usuários à sua organização clicando na guia "Membros" na página da sua organização e escolhendo a opção "Convidar membro". Você pode atribuir diferentes funções e permissões aos seus membros, como proprietário, administrador ou membro.


Ao colaborar e construir com sua equipe no Docker Hub, você pode se beneficiar de recursos como gerenciamento de usuários, controle de acesso, colaboração em equipe, compilações automatizadas, webhooks e muito mais.


Como publicar seu aplicativo no Docker Hub




Como se inscrever no programa de editores e atender aos requisitos




Se você tem um ótimo aplicativo que deseja publicar e distribuir no Docker Hub, pode se inscrever no programa de editor. O programa de editor é uma maneira de fornecedores de software e projetos de código aberto mostrarem seus aplicativos e plug-ins para milhões de usuários do Docker em todo o mundo. Ao se tornar um editor, você pode se beneficiar de recursos como selo de editor verificado, listagem aprimorada, análise, suporte e muito mais.


Para se inscrever no programa de editor, você precisa preencher um formulário de inscrição em [Docker Publisher Program]. Você precisará fornecer algumas informações sobre você, sua empresa ou projeto e seu aplicativo ou plug-in. Você também precisará atender a alguns requisitos, como:


  • Seu aplicativo ou plug-in deve ser empacotado como uma imagem de contêiner e hospedado no Docker Hub.



  • Seu aplicativo ou plug-in deve ter um arquivo LEIA-ME claro e conciso que descreva sua finalidade, recursos, uso e licença.



  • Seu aplicativo ou plug-in deve ter um logotipo que represente sua marca e identidade.



  • Seu aplicativo ou plug-in deve estar em conformidade com os Termos de Serviço e Diretrizes de Conteúdo do Docker Hub.



  • Seu aplicativo ou plug-in deve passar por uma revisão de qualidade pela equipe do Docker.



Como empacotar e publicar seu aplicativo como uma imagem de contêiner no Docker Hub




Para empacotar e publicar seu aplicativo como uma imagem de contêiner no Docker Hub, você precisa seguir estas etapas:


  • Crie um Dockerfile que defina como criar seu aplicativo como uma imagem de contêiner. Um Dockerfile é um arquivo de texto que contém instruções para criar uma imagem. Você pode aprender mais sobre como escrever um Dockerfile em [referência do Dockerfile].



Crie seu aplicativo como uma imagem de contêiner usando o comando docker build. Por exemplo, se você tiver um Dockerfile em seu diretório atual, poderá executar o seguinte comando:


docker build -t meuaplicativo .


  • Isso criará uma imagem chamada myapp do seu Dockerfile.



Teste seu aplicativo como uma imagem de contêiner usando o comando docker run. Por exemplo, se você deseja executar seu aplicativo no modo desanexado com a porta 80 exposta, execute o seguinte comando:


docker run -d -p 80:80 meuaplicativo


  • Isso executará seu aplicativo em segundo plano e mapeará a porta 80 do contêiner para a porta 80 da máquina host.



Envie seu aplicativo como uma imagem de contêiner para seu repositório no Docker Hub usando o comando docker push. Por exemplo, se você deseja enviar seu aplicativo para o repositório chamado myrepo no Docker Hub, execute o seguinte comando:


docker push myrepo/myapp


  • Isso fará o upload da imagem do seu aplicativo para o Docker Hub.

  • Atualize seu arquivo README com as informações sobre seu aplicativo e como usá-lo. Um arquivo README é um arquivo de texto que fornece uma visão geral do seu aplicativo e seus recursos. Você pode usar a sintaxe markdown para formatar seu arquivo README. Você pode aprender mais sobre como escrever um arquivo README em [Como escrever um bom README].



Como promover e distribuir seu aplicativo para milhões de usuários do Docker em todo o mundo




Depois de publicar seu aplicativo como uma imagem de contêiner no Docker Hub, você pode promovê-lo e distribuí-lo para milhões de usuários do Docker em todo o mundo. Aqui estão algumas dicas sobre como fazer isso:


  • Use um nome e slogan descritivo e cativante para seu aplicativo. Isso ajudará seu aplicativo a se destacar da multidão e atrair mais atenção.



  • Use um logotipo e capturas de tela de alta qualidade para seu aplicativo. Isso ajudará seu aplicativo a parecer mais profissional e atraente.



  • Escreva uma descrição clara e concisa para seu aplicativo. Isso ajudará seu aplicativo a comunicar sua proposta de valor e benefícios aos usuários em potencial.



  • Use palavras-chave e tags relevantes para seu aplicativo e seu domínio. Isso ajudará seu aplicativo a ter uma classificação mais alta nos resultados da pesquisa e a alcançar mais usuários que procuram soluções semelhantes.



  • Atualize seu aplicativo regularmente com novos recursos, correções de bugs e melhorias. Isso ajudará seu aplicativo a manter sua qualidade e desempenho, além de manter seus usuários envolvidos e satisfeitos.



  • Incentive comentários e avaliações de seus usuários. Isso ajudará você a obter informações valiosas sobre como melhorar seu aplicativo, além de criar confiança e credibilidade com seus usuários.



  • Compartilhe seu aplicativo em mídias sociais, blogs, fóruns, boletins informativos, podcasts, webinars e outros canais. Isso ajudará você a divulgar seu aplicativo e gerar mais reconhecimento e interesse entre seu público-alvo.



Conclusão




Um resumo dos pontos principais e uma chamada à ação




O Docker Hub é a maior biblioteca e comunidade do mundo para imagens de contêineres. Ele permite que você crie, gerencie e entregue os aplicativos de contêiner de sua equipe. Ele também permite navegar por mais de 100.000 imagens de contêineres de fornecedores de software, projetos de código aberto e da comunidade. Você pode usar o Docker Hub para acessar e compartilhar suas imagens, automatizar seu pipeline de desenvolvimento, colaborar e criar com sua equipe e publicar e distribuir seu aplicativo para milhões de usuários do Docker em todo o mundo.


Se você quiser saber mais sobre o Docker Hub e como usá-lo, visite [Docker Hub] ou confira a [documentação do Docker Hub]. Você também pode ingressar na [Comunidade Docker] para se conectar com outros usuários, desenvolvedores e especialistas do Docker. Seja você um iniciante ou um especialista, o Docker Hub tem algo para todos. Comece a usar o Docker Hub hoje e libere o poder dos contêineres para seus aplicativos!


perguntas frequentes




Qual é a diferença entre o Docker Hub e o Docker Registry?




O Docker Hub é um serviço hospedado que fornece um local central para armazenar e distribuir imagens de contêiner. O Docker Registry é um aplicativo de servidor de código aberto que permite armazenar e distribuir imagens de contêiner no local ou na nuvem. Você pode usar o Docker Registry se quiser mais controle sobre seu próprio registro privado ou pode usar o Docker Hub se quiser aproveitar os recursos e benefícios de um registro público.


Quanto custa usar o Docker Hub?




O Docker Hub oferece diferentes planos para diferentes necessidades. Você pode usar o Docker Hub gratuitamente se precisar apenas de um repositório privado e de repositórios públicos ilimitados. Você também pode atualizar para um plano Pro por US$ 5 por mês ou um plano Team por US$ 7 por usuário por mês se precisar de mais repositórios privados, compilações paralelas, gerenciamento de equipe, webhooks, análises, suporte e muito mais. Você pode comparar os planos e recursos em [Preços do Docker].


Quão seguro é o Docker Hub?




O Docker Hub usa várias medidas para garantir a segurança de suas imagens e dados. Por exemplo, ele usa HTTPS para comunicação segura, criptografa senhas e tokens em repouso, verifica imagens em busca de vulnerabilidades, verifica as identidades dos editores, aplica políticas de controle de acesso, audita as atividades do usuário, oferece suporte à autenticação de dois fatores, integra-se a ferramentas de segurança de terceiros e muito mais. Você pode aprender mais sobre como o Docker Hub protege suas imagens em [Docker Security].


Como posso obter suporte para o Docker Hub?




Se precisar de suporte para o Docker Hub, você pode visitar a página [Docker Support] onde pode encontrar vários recursos, como documentação, fóruns, artigos da base de conhecimento, guias de solução de problemas, perguntas frequentes, tutoriais, vídeos, webinars, blogs, podcasts, boletins informativos, eventos, cursos, certificações, parceiros, consultores, especialistas e muito mais. Você também pode entrar em contato com a equipe de suporte do Docker por e-mail ou telefone se tiver algum problema ou dúvida. Você também pode obter suporte da comunidade Docker ingressando no [Docker Community Slack] ou nos [Docker Forums].


Onde posso aprender mais sobre o Docker Hub?




Se você quiser saber mais sobre o Docker Hub e como usá-lo, confira os seguintes recursos:


  • [Docker Hub]: O site oficial do Docker Hub onde você pode se inscrever, fazer login, criar, gerenciar e navegar em repositórios, imagens, aplicativos, plug-ins, editores e muito mais.



  • [documentação do Docker Hub]: A documentação oficial do Docker Hub, onde você pode encontrar guias, tutoriais, referências, perguntas frequentes e muito mais sobre como usar o Docker Hub e seus recursos.



  • [Docker Blog]: O blog oficial do Docker, onde você pode encontrar notícias, atualizações, anúncios, histórias, dicas, truques, práticas recomendadas e muito mais sobre o Docker Hub e outros produtos e serviços do Docker.



  • [Canal do Docker no YouTube]: o canal oficial do Docker no YouTube, onde você pode assistir a vídeos, webinars, demonstrações, entrevistas e muito mais sobre o Docker Hub e outros produtos e serviços do Docker.



  • [Docker Learning]: A plataforma de aprendizado oficial do Docker, onde você pode encontrar cursos, certificações, laboratórios, workshops e muito mais sobre o Docker Hub e outros produtos e serviços do Docker.



0517a86e26


0 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page